Mensagem

Corpo, alma e espírito

MSG 799 de 18/08/2020

       O homem se compõe de corpo, alma e espírito (I Ts. 5: 23). Porém, quando o consideramos a partir do princípio, vemos que o Senhor o trouxe à existência mediante duas ações distintas. Na primeira criou, chamando-o à existência, conforme Sua semelhança. Até aí o homem era apenas um espírito. Mas foi necessário prover-lhe de um corpo na dimensão do mundo físico, já que o propósito do Criador o destinava ao domínio da terra (Gn. 1: 26 e Rm. 4: 17). Por isso, Deus deu forma ao espírito já existente, provendo-o de um corpo físico tomado da própria terra, e a união dos dois passou a ser vista pelo Senhor como alma vivente (Gn.  2: 7). Concluímos então, que o ser humano é um espírito, habita num corpo, e possui uma alma, sendo que essa deixará de existir quando o espírito voltar plenamente a Deus. Por isso, Deus vê o homem como alma, somente enquanto ele tiver qualquer ligação com a terra. Mas em condições normais, essa união não é eterna, pois o espírito segue um destino diferente do corpo. Veja no texto que abaixo transcrevemos:

      “Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, ... antes que se rompa o fio de prata, e se despedace o copo de ouro, e se quebre o cântaro junto à fonte, e se desfaça a roda junto ao poço, e o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu” (Ecl. 12: 1-6-7).  

       O texto mostra que o corpo volta ao pó da terra, e que o espírito volta a Deus, retornando cada um às suas origens. O Autor está falando de uma existência pura, onde o espírito do homem está em condições de se recolher ao repouso oferecido por Deus (Hb. 4: 4 a 10). Entretanto, essa visão não aplica aos rebeldes que morrem sem arrependimento de seus pecados. Esses terão também a morte do espírito, por haverem rejeitado as oportunidades que Deus lhes ofereceu. Assim, a alma é o sentimento gerado da união dos dois, e sua existência logicamente se finda quando o espírito não tiver mais nenhuma ligação com a terra. Nesse sentido, podemos perceber que até mesmo Deus declara ter alma (Is. 42: 1). Assim, não nos enganemos, tratando do corpo e deixando de lado o espírito, pois esse é o elemento principal de nossa existência, e Deus não o aceita de volta se ele estiver contaminado de imundices geradas pela transgressão da vontade do Senhor. Veja o texto:

      “E ali haverá um alto caminho, um caminho que se chamará O Caminho Santo; o imundo não passará por ele, mas será para o povo de Deus; os caminhantes, até mesmo os loucos, não errarão” (Is. 35: 8).     
  
      Portanto, nosso corpo vai voltar ao pó (Gn. 3: 19); nossa alma, que não tem caráter individual, e jamais deve ser confundida com o espírito, vai desaparecer quando esse não tiver mais relação com a terra. O que volta realmente a origem para ter vida eterna, é o espírito. Por isso, Deus nos vê através dele (Pv. 20: 27). Assim, o ser humano que não cuida do seu espírito, está fadado a desaparecer para sempre. É por isso que satanás planta preconceito na mente humana, levando as pessoas a desacreditar na vida espiritual, mesmo não tendo respostas concretas para tal postura. O inimigo sabe que a Palavra de Deus se cumprirá, e aqueles que aderirem à sua influência, irão ser suas companhias no lago de fogo com enxofre (Ap. 20: 14-15).

       Que Deus nos conceda a força e o poder para vencer todas as coisas.
 
                                                                                             Natanael de Souza