Mensagem

ESPIRITO CEGO

MSG 808 - 20/10/2020

         A Palavra de Deus diz que Jesus levou sobre sí nossas enfermidades, e que pelas suas pisaduras fomos sarados (Is. 53: 4-5). Isso quer dizer que seu sacrifício pagou por todos os tipos de enfermidades que possamos ter, inclusive as que estão em nosso espírito. Deus nos vê pelo espírito, e considera-o doente quando perdemos alguma função em relação ao estado de perfeição em que fomos criados (Ez. 28: 15). As Escrituras mostram que todo ser humano sofre de uma enfermidade espiritual, por ter se tornado cego do espírito, quando Adão perdeu a comunhão com Deus e foi expulso do paraíso (Gn. 3: 22-23). Mas a cura dessa cegueira pode ser alcançada, pelo perdão das nossas iniquidades, se vivermos na prática perfeita dos mandamentos do evangelho, e alcançarmos a plenitude do Espírito Santo (Jo. 7: 38-39 e Jo. 16: 13). Examine a promessa do Senhor. Veja o texto:

      “E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões; até sobre os servos e sobre as servas derramarei o meu Espírito naqueles dias.” (Joel 2: 28-29).  

       Vivemos o tempo em que isso pode acontecer, pois o Espírito do Senhor já foi derramado (At. 2: 1 a 8). Portanto, só continua cego do espírito aquele que não crê na promessa do Senhor ou não busca a Deus de todo o coração (Jr. 29: 13). A vontade de Deus é o nosso retorno ao estado original, onde o homem percebia tudo o que ocorria no mundo oculto (Ez. 28: 15). As Escrituras mostram que recuperamos nossa verdadeira capacidade, ou seja, vamos sendo curados da cegueira espiritual, na medida em que aproximamos de Deus, através da obediência de Sua vontade. Uma clara demonstração disso é vista num dos fatos que ocorreram entre o profeta Elizeu e seu servente Geazi. Elizeu tinha a visão espiritual de todas as estratégias que o rei da Síria planejava contra o exército de Israel, e informava a esse todos os planos secretos do inimigo. Sabedor disso, o rei da Síria mandou forças militares cercar o local onde o Profeta estava. Geazi, o servente de Elizeu, levantou de manhã e viu que as forças do inimigo o cercavam. Temeu muito, e deu conhecimento do fato a Elizeu. Veja a resposta do profeta:

       “Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles.” (2 Re. 6: 16).

       Elizeu orou, e pediu ao Senhor que mostrasse ao seu moço a proteção espiritual que eles tinham.  Deus abriu os olhos espirituais de Geazi, e esse viu que o profeta estava protegido espiritualmente por inúmeros cavalos de fogo (2 Re. 6: 17). Porque Elizeu percebia o mundo espiritual e Geazi não? O profeta era ungido pelo Espírito Santo, o que não era o caso do servente. Isso deixa claro que restauramos a visão de nosso espírito, na medida em que aproximamos do Senhor. Por isso, aquele que não busca comunhão com Deus, ou rejeita as verdades bíblicas, não só desobedece aos ensinos de Jesus, como também continua cego do espírito (Mt. 5: 48). Esse era o caso dos fariseus que se escandalizavam do que Jesus fazia, e foram considerados como cegos guiando cegos, e sujeitos a caírem no buraco juntos (Mt. 15: 12-13-14). 

       Portanto, amigo, procure ser cheio do Espírito Santo, e não rejeite a visão espiritual que Ele te der (I Ts. 5: 19-20). Não te esqueças de que somente Ele nos guia em toda a verdade.

       Que Deus nos conceda a força e o poder para vencer todas as coisas.
 
                                                                Natanael de Souza