Mensagem

SEMELHANTE A FIGUEIRA

MSG com base em Mc. 11: 12

Vendo de longe uma figueira ... foi ver se nela acharia alguma coisa; e, chegando a ela, não achou senão folhas, porque não era tempo de figos. E Jesus, falando, disse à figueira: Nunca mais coma alguém fruto de ti.” (Mc. 11: 13-14).

       Todos os fatos demonstrados por Jesus, trazendo algo visto como sobrenatural, aconteceram para servir de ensinamentos para nós. Eles deixaram claro que Deus deu poder para fazer muito mais do que fazemos, mas nossa timidez e falta de confiança nos impede de ir em frente (Pv. 3: 5-6). Se atentarmos para os detalhes do texto acima reproduzido, notamos que o Senhor sabia que a figueira não poderia ter frutos, já que não estava no tempo. Mas ainda assim ele a amaldiçoou, e ordenou que ela secasse por não ter frutos disponíveis. A Bíblia mostra que, semelhante àquela figueira, também a nós, está ordenado a que demos frutos de arrependimento, para alcançar a salvação (Mt. 3: 7-8-10). Diante da ordem de Jesus, a figueira secou até as raízes. Da mesma forma, acontecerá com aqueles que não se arrependerem dos pecados praticados contra o Senhor da Criação (Mc. 11: 20). Se não se arrependerem, vão morrer, não só do corpo, como também do espírito. Veja o que vai acontecer com quem for condenado no Juízo Final. Eis o texto:

      “Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo.” (Ap. 20: 14-15).    
 
       As pessoas que não temem a Deus, foram prefiguradas naquela figueira. Têm vida apenas no corpo, mas não dão frutos no espírito. Como vemos nesse texto, vão também deixar de existir. Nem o inferno vai poder as abrigar quando o último Juízo for executado. Portanto, irmãos, “Temei a Deus e dai-lhe glória, ...; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar e as fontes das águas.” (Ap. 14: 7).

       Jesus sabia que aquela figueira não podia ter figos, visto que não estava no seu tempo natural de produzir. Mas ao determinar que ela não tivesse mais vida, o Senhor prefigurou o destino dos rebeldes e incrédulos que não temem a Deus, e que vão para o lago de fogo com enxofre no fim dos tempos. Portanto, não existem enganos ou erros nas atitudes do Senhor, como sugere o falso profeta sobre o milagre da transformação de água em vinho em Caná da Galileia. Essa é a razão pela qual devemos considerar a sabedoria de Deus em todas as nossas atitudes, e não devemos estribar em nosso entendimento frágil e mesquinho (Pv. 3: 6-7).       Existem inúmeras prefigurações representadas nos milagres de Jesus, inclusive aquela em que impôs as mãos de modo diferenciado para curar a cegueira de um homem, e esse apenas passou a ver as pessoas como árvores que andam (Mc. 8: 23-24). Essa prefigurou aqueles que recebem um toque do Senhor, mas passam a ver as coisas de Deus de forma deficiente. Muitos desses estão por aí influenciando milhares de pessoas, levando-as a correr o risco de perder a oportunidade do arrebatamento por não terem alicerce espiritual adequado (I Co. 3: 10 a 15). Entretanto, esses deficientes da visão espiritual podem vir a enxergar límpido e longe, guiar muitas pessoas no caminho certo, se apresentarem um coração obediente para com o Senhor (Mc. 8: 25-26).

       Portanto, irmãos, a história da figueira que secou tem a ver com o futuro das almas de muita gente que nega se arrepender de seus pecados.

       Qua Deus nos conceda a força e o poder para vencer todas as coisas.
 
                                                                        Natanael de Souza