Mensagem

RIOS DE ÁGUA VIVA

MSG 548 = 21/06/2017

         Muitas pessoas aceitaram Jesus como seu único e exclusivo salvador, se batizaram nas águas, mais estão a um longo tempo buscando o batismo com o Espírito Santo e ainda não receberam. As Escrituras mostram que Deus é perfeito, Sua Palavra é fiel, e por isso podemos ter a certeza de que quando estamos cumprindo corretamente o que Ele manda, a resposta é imediata (Is. 65: 17 e 24). Portanto, é necessário fazer um autoexame da forma pela qual estamos cumprindo com Jesus aquilo que prometemos, pois a finalidade principal desse primeiro batismo é o arrependimento de pecados (Mt. 3: 11). Assim, apesar de cumprirmos a primeira parte da aliança de salvação, se Deus não ver em nós um real arrependimento de pecados, Ele não nos responderá, pois a promessa é para aqueles que se arrependem (Is. 1: 17 a 20). Essa é a razão pela qual Jesus condicionou o derramamento Espírito Santo somente àquele que crer nele conforme mandam as Escrituras. Veja o texto:

      “Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. “ (Jo. 7: 38).    

       O Senhor chama de água viva a unção do santo Espírito que é derramada no homem interior daquele que entrou na nova aliança, por reconhecer o erro de sua vida passada. Essa unção é o revestimento de poder que passa a existir na vida do seguidor fiel do Senhor Jesus Cristo (Jo. 7: 39 e At. 1: 8). O desafio para muitos está na mudança de comportamento que se faz necessária para se ajustar aos mandamentos do Senhor. São aquelas atitudes que nos colocam no caminho da santificação, e que somente os fortes e corajosos conseguem cumpri-las verdadeiramente. Podemos apontar algumas delas como a prática do perdão (Mt. 18: 32-33); a não resistência às afrontas que recebemos (Mt. 5: 39 - 40 - 41-44) e assim por diante. Nas Escrituras Jesus exige que estejamos dispostos a imitar o amor de Deus, para que venhamos a fazer a diferença no meio dos incrédulos. Veja o texto:

       “ ... amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai Celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos.  Porque, se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos também o mesmo? ” (Mt. 5: 44-45-46).  

       Esses e outros mandamentos semelhantes, são alguns dos muitos princípios que devem nortear nosso comportamento. Eles levam ao caminho da santificação que nos habilita a chegar a Deus (Hb. 12: 14). O Senhor respeita profundamente o querer de cada pessoa, e portanto, se Ele não ver uma decisão consciente de nossa parte em esforçar para cumprir o que Jesus ensinou, certamente não batizará com o Espírito Santo, muitas vezes porque nosso interesse não é legítimo diante da justiça divina (At. 8: 18 a 21). O caminho ensinado pela Bíblia é a oração, buscando em Deus o arrependimento. Veja o que Pedro disse para um homem chamado Simão, quando esse quis o batismo no Espírito Santo para fins particulares. Eis o texto:  

      “Arrepende-te, pois, dessa tua iniquidade e ora a Deus, para que, porventura, te seja perdoado o pensamento do teu coração; “ (At. 8: 22).  

       Não estamos dizendo que todos os que tem buscado o batismo e ainda não receberam tem a mesmo intensão de Simão (At. 8: 23). Mas é certo que falta a eles mudar alguma coisa no íntimo do coração para que Deus os atenda. Por isso, aqueles que estão na esperança e desejam essa graça do Pai, devem pedir ao Senhor lhes capacite a mudar o que for preciso, a fim de que essa benção seja sobre eles derramada, mesmo porque Ele quer sejamos alcançados por ela. Veja o que Jesus falou a esse respeito. Eis o texto:

      “Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem? “ (Lc. 11: 13).  

       Amigo, vale a pena deixar de receber as honras terrenas para buscar as dos céus. O Espírito Santo é o único que nos guia na verdade (Jo. 16: 13).  Sem Ele, as potestades tenebrosas das regiões celestes mudam nosso pensamento quando muito bem entendem (EF. 6: 12). Lembre-se de que ainda que você se humilhe para cumprir um mandamento de Jesus, a poderosa mão de Deus vai te exaltar na primeira oportunidade (Lc. 18: 13-14).

 
       Que o Senhor possa falar melhor ao seu coração.


                                                                 Natanael de Souza