Mensagem

ORRAR SEM CESSAR

MSG

       
       A tendência de relaxamento é uma imperfeição do ser humano, e acontece até na obra de Deus, sendo nesse caso, considerada como maldição (Jr. 48:10). Jesus mostrou que a oração segue à vigilância que devemos manter para não dar oportunidade de invasão ao inimigo (I Pd. 5: 8). Quando vivemos em vigilância, o Espírito Santo mostra o sinal do que está aproximando de nós. Da mesma forma, quando oramos sempre, mantemos o inimigo distante. Portanto, a oração consciente representa uma proteção para evitar a invasão daquele que nos persegue. Essa é a razão pela qual Jesus mandou aos discípulos que vigiassem e orassem para não entrar em tentação (Lc. 22: 40). Vigiar significa ser prudente, e estar sempre observando o mundo em nossa volta. A grande maioria das pessoas não são prudentes, e por isso dão lugar à entrada do inimigo. Devemos, então, guardar a Palavras de Jesus, para rebater o inimigo a qualquer hora (Mt. 10: 16). Portanto, orar sem cessar, como o apóstolo Paulo nos aconselhou, não significa falar o dia todo; mas meditar sempre na Palavra do Senhor, como Deus mandou a Josué. Veja o texto:

       “Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.” (Js. 1: 8).

      Atitude semelhante Jesus recomendou, quando mandou que os discípulos anunciassem o evangelho, ensinando a todos a guardar o que ele deixou (Mt. 28: 20). Somos como guerreiros espirituais, sujeitos a defrontar com o inimigo a qualquer momento. Por isso, é necessário ter a espada do espírito pronta para usar a qualquer momento (1 Ts. 5: 17). Nunca devemos cessar a oração. Isto representa relaxar, e descuidar da vigilância a respeito do mal que nos espreita dia e noite (I Pd. 5: 8). Portanto, devemos ter os sentidos dos mandamentos do Senhor guardados em nosso coração, pois os demônios sabem quando andamos preparados para não aceitar sua abordagem. Isso foi demonstrado quando os filhos do sacerdote Ceva quiseram expulsar o demônio que dominava sobre um homem. Veja o que o espirito imundo disse para eles. Eis o texto:

      “... o espírito maligno, disse: Conheço a Jesus, e bem sei quem é Paulo; mas vós quem sois? E, saltando neles ... assenhoreando-se de todos, pôde mais do que eles; de tal maneira que, nus e feridos, fugiram daquela casa.” (At. 19: 15-16).

       Essa foi uma autêntica demonstração de que aquele que não tem a Palavra do Senhor guardada no coração, mesmo sendo frequentador de igrejas, está totalmente exposto às entradas do inimigo. Assim, mesmo que tudo estiver aparentemente bem, não devemos relaxar a vigilância, pois isso significa abrir brechas para a entrada do inimigo. Foi numa dessas atitudes de descuido que o rei Davi caiu na armadilha do diabo, mandando matar o soldado Urias para ficar com sua mulher (2 Sm. 11: 1 a 23). É bom não esquecer que o descanso do seguidor de Cristo só vem depois que ele morre, e chega na glória, pois somos imitadores de nosso mestre Jesus (Hb. 4: 9-10-11). Enquanto estiver no mundo, temos que estar atentos ao inimigo, pois estamos no terreno dele. Jesus avisou disso, e mostrou que não devemos desanimar, pois ele venceu o mundo, e jamais deixará de nos socorrer quando o chamarmos por ele nas horas de angústias (Jo. 16: 33).

       Que o Senhor a quem servimos possa falar melhor ao seu coração.
    
                                                    Natanael de Souza